Pesquisa personalizada

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Flashback: o Jaguar mais rápido de todos os tempos


Em 2008, a Jaguar quis fazer uma exibição um pouco diferente para o então recém-lançado sedã esportivo XFR. Instalou uma asa traseira, retirou o limitador de velocidade, trouxe o carro para o Goodwood Festival of Speed e cravou a marca de 362 km/h – mais rápido que o mitológico XJ220.

Por quase duas décadas, o Jaguar mais rápido foi o XJ220, aquele turbulento míssil turbinado que surgiu em meio ao bem-sucedido programa de competição da marca na década de 1990. Depois que o piloto Martin Brundle alcançou os 349 km/h com um deles em Nardò, tornou-se não apenas o Jag mais rápido, como o modelo de produção mais rápido até então, sendo superado apenas pelo McLaren F1.

Nos dias de hoje a Jaguar não faz mais supercarros esguios, mas se tornou uma referência em cupês e sedãs esportivos para quem não quer ser visto em um BMW (supondo-se que haja algum motivo para isso). E por mais que o recorde do XJ220 tenha sido superado em quase 20 km/h, chega a surpreender o fato de que o substituto do posto de Jaguar mais rápido seja hoje um sedã executivo.

O protótipo XFR que chegou aos 362 km/h em Bonneville com o piloto Paul Gentilozzi não é a versão especial de um supercarro e sim um verdadeiro herdeiro da tradição de se resolver as coisas do jeito mais simples. “As coisas” no caso se trata de andar rápido, alcançado com um V8 5.0 supercharged de 510 cv. O carro com o qual Gentilozzi atacou o lago de sal tem pequenas diferenças com o modelo de linha: nada além de um spoiler dianteiro, uma asa traseira, uma gaiola de proteção e uma ECU reprogramada para tirar alguns poucos cavalinhos a mais.

Descontando o fato de que o aerofólio no estilo papelão e o adesivo de Jaguar do tipo tatuagem de rena são meio constrangedores, a marca continua sendo um feito e tanto.
Fonte: Jalopnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário